Psicologia Social: Conceitos Importantes

quinta-feira, 21 de junho de 2012 | 12:28 | Por 1 comentário
Serão abordados aqui os seguintes temas: preconceito, estereótipos, descriminação, ideologia, representação social, linguagem e comunicação. Os termos preconceito, estereótipos e discriminação estão intimamente ligados e se referem a “atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante da fatos que o contradigam” (Rodrigues et al., 2003). O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil ou negativa a um determinado grupo, mas que não necessariamente se manifesta através de comportamentos hostis ou persecutórios.

Segundo Rodrigues et al. (2003), para os psicólogos sociais contemporâneos, o estereótipo é a base cognitiva do preconceito. Ele pode ser definido como crenças sobre características pessoais atribuídas a uma pessoa ou a um grupo. Diante de situações ambíguas, tendemos a fazer atribuições consistentes com nossas crenças e preconceitos para simplificar nossa visão de mundo.

Em alguns casos, “sentimentos hostis somado a crenças estereotipadas deságuam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e a atos manifestos de agressividade” (Rodrigues et al., 2003). A descriminação se manifesta através de um comportamento que tem como objetivo excluir e magoar alguém. Entre alguns grupos que são alvos de preconceito e discriminação podemos citar os negros, os homossexuais, os doentes mentais, entre tantos outros.

Mudando um pouco de assunto, mas sem perder o foco, falaremos um pouco do conceito de representação social. Segundo Strey et al (1998), “as representações sociais são ‘teorias‘ sobre saberes populares e do senso comum, elaboradas e partilhadas coletivamente, com a finalidade de construir e interpretar o real”. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, aos mitos e sistemas de crença das sociedades tradicionais (MOSCOVICI, 1981, apud STREY et al, 1998).

Podemos aqui estabelecer uma relação entre as representações sociais e os estereótipos, mencionados anteriormente. Assim como os estereótipos servem para simplificar nossa visão de mundo, as representações sociais servem para tornar familiar o não familiar, conhecido o não conhecido. Muitas vezes por medo do desconhecido fazemos comparações com algo que supostamente conhecemos e generalizamos essas características para todos os indivíduos que fazem parte de determinado grupo.

Falaremos agora um pouco sobre ideologia. Definir o que é ideologia certamente não é tarefa fácil, afinal não existe um único significado que contemple toda a complexidade e diversidade do termo. No entanto, é importante ressaltar que a ideologia pode ser positiva ou negativa, neutra ou crítica.

A ideologia no sentido positivo ou neutro pode ser definida como um conjunto de valores e ideias de uma pessoa ou grupo. Essa concepção positiva ou neutra caracteriza os fenômenos como ideológicos sem, necessariamente, significar que eles são enganadores, ilusórios ou ligados a interesses de um grupo em particular que tem vantagens sobre o outro. Nesse sentido, podemos afirmar que todos temos ideologias pois todos temos nossos próprios valores e ideias. Já a ideologia no sentido negativo ou crítico é constituída por ideias distorcidas e enganadoras, algo que tem como objetivo obscurecer a realidade e enganar as pessoas. Ela expressa através de relações desiguais,ou seja, relações de dominação.

Para dar sequência à conceituação dos termos, falaremos a seguir sobre a linguagem, que pode se manifestar através da fala, da escrita, de gestos, etc. Não podemos falar em linguagem se falar em comunicação. Segundo Strey (1998) é impossível não se comunicar porque mesmo quando estamos em silêncio estamos comunicando algo. A linguagem tem um papel muito importante em nossas relações sociais, através dela comunicamos nossas ideias, pensamentos, dúvidas, etc. Ela é ao mesmo tempo individual e social, através dela nos transformamos e transformamos nosso meio.

Como pode ser visto, todos esses conceitos (preconceito, estereótipos, discriminação, ideologia, representação social, linguagem e comunicação) estão interligados e é impossível falar de um sem mencionar o outro. Além disso, mesmo que passem despercebidos, todos estão presentes em nosso dia-a-dia e todos nós, por mais que neguemos, temos nossos próprios preconceitos e nossas ideologias. É importante ressaltar que esses dois conceitos nem sempre são negativos e que precisamos reconhecê-los pois somente assim poderemos trabalhá-los para evitar injustiças e descriminação.

*Introdução à Psicologia Social

Referências: Strey, M. et. al. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1998.
Rodrigues, A. et al. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Sentimos falta do envio de links seus para o http://nabocadosapo.com.
    Compareça envie seus links.
    Um ótimo final de semana.
    Abraços forte

    ResponderExcluir