Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

quarta-feira, 28 de novembro de 2012 | 10:14 | Por Comente!

Manias exageradas com a limpeza. Contar objetos repetidamente. Lavar-se de forma exagerada. Esses são alguns dos sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo, mal que se popularizou na atualidade e é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. Cerca de 4% da população mundial sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo. As manias são consideradas doença quando afetam a vida pessoal e profissional.


O transtorno obsessivo compulsivo, ou TOC, como é mais conhecido, é um distúrbio de ansiedade caracterizado pela presença de crises recorrentes de obsessões ou compulsões, geralmente ligadas a ideias exageradas e irracionais a respeito de algum comportamento. A pessoa que tem o transtorno tenta eliminar a ansiedade através de ações que são voluntárias e repetitivas, seguindo regras e etapas rígidas. Esse distúrbio é mais frequente entre os adultos, mas também pode afetar crianças. 

O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos, imagens ou impulsos que dominam a mente, provocando desconforto e extrema ansiedade, fazendo com que a pessoa desenvolva “rituais” compulsivos, que são realizados na tentativa de obter resposta à ansiedade. As compulsões provocam alívio momentâneo, fazendo a pessoa repeti-los toda vez que a ansiedade retorna. Esses sintomas geralmente vêm acompanhados de medo, culpa e desprazer.

As compulsões geralmente causam grande estresse, tanto para o portador, quanto para as pessoas do seu convívio. Além disso, acabam interferindo diretamente no dia-a-dia,  tanto no trabalho, quanto nos relacionamentos interpessoais.

Sobre as causas do problema, ainda é pouco esclarecido. O certo é que é um transtorno multifatorial. Alguns estudos dizem o distúrbio pode estar ligado a determinadas estruturas cerebrais, que indicam que a falta de serotonina estaria associada à origem do problema. Fatores ambientais e genética também estão entre as possíveis causas desse excesso de ansiedade.

De forma geral, o tratamento pode ser com medicamentos que utilizam antidepressivos. Existe também a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que não utiliza medicamentos, e tem como objetivo expor a pessoa à situação geradora da ansiedade e ajudá-la a enfrentar o problema.

*Leia também: Transtorno Obsessivo Compulsivo, por Pedagogia do Ser

Fonte: Cupom Now – Cupons de descontos


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: